Em uma daquelas pesquisas na internet que nunca lembramos como  começamos e nem onde terminamos, acabei me deparando com uma galeria de  fotos com o titulo: “Nu artístico”.
Na galeria umas dez fotos, onde nunca aparece o rosto da modelo, e onde a luz não chama a mínima atenção. Então vieram os questionamentos, onde esta a arte deste ensaio? E afinal, o que é nu artístico?
Bem, estas são questões muito complicadas, afinal teríamos que definir primeiramente o que é arte, o que é fotografia, para só então tentar definir o que seria uma fotografia de nu artístico.
Mas não quero aqui encontrar respostas fáceis, nem iniciar uma discussão sem fim. Mas sim, levantar uma duvida para que todos que gostam de arte, e principalmente da arte da fotografia, se questionem ao ouvir o termo nu artístico, muitas vezes usado a revelia e sem nenhum critério.
No mundo atual cheio de informação, mas com escassez de conteúdo, faltam referencias às pessoas que usam o termo, ao publico destas imagens, e principalmente aos fotógrafos de plantão.
E para que todos pensem melhor ao ouvir o termo nu artístico, proponho que primeiramente conheçam as fotos de alguns grandes fotógrafos: Edward Weston, Lucien Clergue, Robert Mapplethorpe e ate mesmo Man Ray.
Após conhecermos as imagens destes, que são apenas alguns exemplos, estaremos mais atentos às imagens que insistem em ser intituladas “nu artístico”.
By Márcio Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário