A descontinuidade administrativa na Jarí é um fato a ser levado em consideração na análise dos acontecimentos, principalmente no cargo de diretor executivo, posto máximo na hierarquia da empresa e que sempre foi ocupado por norte-americanos. Na maioria dos casos, os diretores executivos sequer tinham tempo para dominar a língua. Eram logo substituídos, dificultando a assimilação dos problemas e a manifestação de opiniões. Alguns não se empenharam em aprender o português, mesmo tendo passado mais tempo, como foi o caso de Helmer Han e Willian Turpin (este diretor por duas vezes). Dos diretores executivos que a Jarí teve entre 1967 e 1982, alguns falavam português, como por exemplo Loc Creig, que já havia trabalhado no Brasil na "Olin Craft", e Clayton Posey, que realmente aprendeu o português.
Ludwig era quem contratava seus diretores executivos e também quem os demitia. No período de 1967 a 1982 a Jarí teve dezesseis diretores executivos, sendo que nenhum demorou mais que dois anos, chegando a haver um diretor, de nome Rinelli, que durou apenas 4 dias no cargo. Neste caso, Ludwig mandou Rinelli para a Jarí sem acertar seu salário. Após 4 dias, Rinelli foi aos EUA para negociar com Ludwig, mas não devem chegado ao bom termo, pois ele nunca mais voltou à Jarí, tornando-se recordista da rotatividade de seu cargo.
Além dos diretores que Ludwig contratava no mercado norte-americano, estiveram no cargo alguns de seus colaboradores mais chegados, que vinham por um período e depois retornavam aos seus trabalhos no Grupo, como é o caso de Helmer Han (considerado o maior engenheiro naval do mundo, inventor dos superpetroleiros, soldados por seções). Helmer Han era conhecido na Jarí como o velho da bengala, devido à idade e ao uso permanente de uma bengala, por problemas no pé.
Howard King foi outro diretor que já trabalhava com Ludwig há muito tempo. Foi o último diretor da fase Ludwig e um dos melhores que passaram pela Jari.
Joe Golson, a quem nos referimos anteriormente, foi diretor executivo da Jarí em 1973. Gostava de esporte, tendo apoiado muito as competições esportivas da Companhia. Até bem depois de sua saída da empresa, ainda era disputada a "Copa Golson", cuja taça ficou em definitivo com a equipe da Mecânica Leve, após tê-la conquistado por duas vezes consecutivas.
Ludwig não tinha muito critério para demitir seus altos funcionários. Algumas vezes mandou até que subalternos demitissem seu chefe. Uma vez telefonou dos EUA para Johan Zweed ordenando-lhe que comunicasse ao seu chefe imediato que ele tinha dois dias para se retirar da área da Jarí. Zweed ainda quis argumentar, mais Ludwig foi taxativo: "Cumpra a ordem que estou lhe transmitindo", Zweed não teve outra saída senão comunicar a demissão ao seu chefe imediato.
Antes de vir para a Jari, Zweed havia trabalhado em Portel, na empresa "Georgia Pacific", tendo obtido   muita experiência em serraria. Esta experiência muito lhe valeu, complementada também pelo domínio do idioma. Ludwig o apreciava muito, e Zweed assumiu a direção executiva da Jarí por inúmeras vezes, mas sempre interinamente. Nunca quis ser efetivo, dizia que se isto viesse a acontecer, ele não tardaria a ser "comido pela onça".
Certa vez Ludwig chegou a Monte Dourado e chamou Zweed, que estava no campo, com urgência. Zweed apresentou-se horas mais tarde a Ludwig no quarto da casa de hóspedes. Ludwig disse então: "Eu quero que você tome conta da Jarí para mim, porque eu vou demitir o Posey hoje à tarde"; Posey era o diretor executivo da Jari. Zweed ficou espantado com a notícia, pois além de ser amigo de Posey, não via motivos para a decisão de Ludwig. Na realidade Posey era um excelente engenheiro florestal e um dos melhores diretores executivos que a Jarí teve. Ludwig não quis revelar o motivo da demissão de Posey. Então Zweed disse que não podia aceitar, pois já que não sabia o motivo da demissão de Posey o mesmo poderia lhe acontecer futuramente. Então Ludwig disse enfaticamente: "Então você também está demitido".
Apesar de ropantes deste tipo, Ludwig reconsiderava certos casos. À noite, mandou chamar Zweed e cancelou sua demissão. Quanto a Posey, Ludwig transferiu-o para os EUA, mandando outro diretor executivo para substituí-lo.
Neste incidente, Juan Ferrer havia estado antes com Ludwig e tudo leva a crer que deve ter feito algum comentário depreciativo à administração de Posey. Como já dissemos, Ludwig acreditava muito em Juan Ferrer, mas desta vez a bem dizer, ele deixou de vir à Jarí depois deste incidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário