terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os drones trazem um novo conceito ao mundo da fotografia de casamento


Se até pouco tempo os multirotores – popularmente chamados de drones – pareciam algo distante para a maioria das pessoas, hoje, estão cada vez mais acessíveis e disponíveis no mundo da captura fotográfica. Na opinião do fotógrafo Dawison Pinheiro, os noivos estão buscando essa novidade, a fim de terem registros de diversos ângulos do casamento. “Meus clientes se encantam com a utilização dos multirotores e com o resultado da captação de imagens aéreas. Consigo me posicionar em locais de difícil acesso, e fotografar”.

O profissional fala que a procura por este tipo de captura de fotografias em casamentos está crescendo absurdamente. Ele que sempre foi apaixonado pelo aeromodelismo, começou a importar peças e produzir protótipos que possibilitassem somar a paixão pela fotografia com a produção de conteúdos inéditos. Hoje, com muito estudo, planejamento e investimento, possui ótimos equipamentos que o proporcionam trabalhos muito interessantes e bonitos.


Conforme Dawison, atualmente encontram-se estes multirotores por aproximadamente R$1.500, porém, ressalta que só este investimento não fornece a total segurança e qualidade para as imagens aéreas. “Um bom e completo equipamento para realizar estes trabalhos pode custar a partir de R$40.000, e, claro, que sempre deve existir um piloto experiente e prudente”.

O fotógrafo aconselha seus colegas de profissão interessados pela modalidade, que, para aprenderem a pilotar, o ideal é comprar um equipamento barato e praticar em locais totalmente isolados e nunca sobrevoar em regiões onde haja pessoas, “costumo praticar em ambientes rurais e pastos onde posso ficar bem a vontade”.


Em julho de 2013, Dawison esteve no Japão realizando palestras sobre os multirotores e em abril de 2014 estará no Núcleo de Tecnologia do Wedding Brasil para falar sobre esta nova ideia que está invadindo o mercado nacional, com demonstrações práticas.

Os drones também foram uma das grandes novidades na Photo Image Brasil, realizada em agosto deste ano. Dois modelos chamaram a atenção: o SpreadingWings 800 e o Phantom, este um pouco menor, mais apropriado para receber um modelo de câmera tipo GoPro ou X-Trax.

Veja como funciona o multirotor (drone):


O quadricóptero é um aparelho que funciona por controle remoto e, nele, é acoplada uma câmera de alta definição, que filma ou fotografa as cenas aéreas do casamento ou do ensaio fotográfico dos noivos, realizado antes do evento. Geralmente, o drone é manuseado por dois profissionais; um deles é responsável pela movimentação do aparelho e o outro pelo controle das imagens feitas pela câmera.

Fotos: Daiwison Pinheiros
Texto: Portal Revista Photos
Fotos: Daiwison Pinheiros






Nenhum comentário:

Postar um comentário