Com relação ao transporte, fluvial, aéreo e terrestre, a Jari obteve algum sucesso: Na parte fluvial, surgiram alguns serviços particulares, mas não em dimensão que permitisse prescindir da atuação da “Navegação Sion”, pertencente ao Grupo da Jari.
O transporte aéreo era totalmente executado pela Jari, até o final de 1979 a empresa TABA – Transporte Aéreo da Bacia Amazônica passou a operar na área da Jari, com vôos no trajeto Belém/Monte Dourado/Belém. Mas a Jari continuou fazendo os vôos diários de suas aeronaves para Belém, pois a TABA não supria suas necessidades. Consultada, a VASP mostrou interesse em operar nesse trecho com sua aeronaves. Mas seria necessário atender a dois ítens:
1 - Transformação da homologação do aeroporto de Monte Dourado, de privado para público.
2 - Aumento de extensão easfaltamento da pista.
3 - A Jari tentou ao 1º COMAR – Comissão de Aeroporto da Região Amazônica o asfaltamento da pista. A resposta foi a seguinte:
4 - Falta de verba.
5 - Ausência de prioridade para o atendimento.
6 - Quanto ao transporte terrestre, na época a Jari não conseguiu nenhum interessado, tendo que continuar suprindo estes serviços.
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